Eiger Ultra-Trail
Notícias e Reportagens
20 de julho de 2017

Por: Valmir Lana Jr.


A mítica face norte da Eiger é um sonho para alpinistas de todo o mundo. Pela 5ª vez, também era um playground para os Trail Runners. Não sem dificuldades por causa da natureza técnica das trilhas nas montanhas suíças.

História de uma corrida excepcional.

Uma reunião que se tornou imperdível no verão europeu particularmente saboreado no coração de Grindelwald este ano, algumas semanas depois da trágica morte de Ueli Steck, embaixador do evento. Uma atmosfera cheia de emoção, mas um clima ameno aguardava os corredores no resort suíço para a 13ª etapa do Ultra-Trail® World Tour 2017.

A corrida mais longa, E101, tem 101 km de comprimento e apresenta 6700m de ganho de elevação para algumas centenas de corredores. Alguns corredores muito bons estão no start list desta edição de 2017 como Jordi Gamito, Scott Hawker, Urs Jenzer, o local e Thomas Evans, revelação da última Marathon des Sables. Para as mulheres, a grande favorita Andrea Huser, campeã defensora do título, encontra no caminho um bom campo depois de uma experiência americana cansativa há algumas semanas no Western States Endurance Run.
O resultado da corrida logo ficou claro.

Antes do 15º quilometro, Stephan Hugenschmidt liderava a corrida. O jovem alemão de 31 anos, com o recorde da corrida, e que representou seu país nos Campeonatos Mundiais da IAU em 2016, não deixou o 1º lugar fugir e terminou depois de mais de 11 horas de corrida. Atrás dele, os lugares de honra foram para os corredores de elite que não decepcionaram!

No feminino a campeã também foi muito rápida, Andrea Huser confirma sua ultra performance em casa e ganha em 13 horas e 46 minutos, 1 hora mais rápido do que Martina Trimmel, que faz uma 2ª metade rápida para terminar 5 minutos antes de Helene Ogi. Denise Zimmerman e Marie McNaughton completam o top 5 de um ranking internacional dominado por corredores locais. Uma menção especial a Stephanie Case, que também estava nos Estados algumas semanas atrás.

Para todos, a alegria de terminar.

O principal objetivo para todos os atletas: terminar e os 483 felizes atletas terminaram no último fim de semana. Parabéns a todos eles, agora fazem parte do clube muito especial dos finistas da UTWT.

Ranking completo da corrida e UTWT disponível aqui.

Para os melhores corredores, a próxima reunião está em Chamonix, para a grande semana do UTMB®, onde 3 provas agora estão integradas à série UTWT. 30 de agosto para o TDS®, o CCC® e o emblemático UTMB®!

TOP-Eiger.jpg