Insanity Mountain
Notícias e Reportagens
24 de maio de 2017

Uma mistura de diferentes esportes, saúde, lazer, cultura e meio ambiente em numa bela paisagem. Assim será a etapa de abertura do Circuito Insanity Mountain 2017, marcada para os dias 15 e 16 de Julho e cujas inscrições já estão abertas.

O evento acontecerá na base do Mestre Álvaro, o ponto culminante do litoral capixaba e um dos maiores da costa brasileira, com seus 833 metros altitude, abriga também um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de encosta do Espírito Santo, onde vive uma incrível diversidade de fauna e flora. O local é formado por vegetação de Mata Atlântica de encosta, com a presença de córregos e nascentes, distribuídos em 3.470 hectares um verdadeiro cartão postal do município da Serra, na região metropolitana de Vitória.

A região é conhecida por suas trilhas e pontos turísticos, como a subida das Três Marias, Casinha, Fenda da Pirâmide, Pedra Risoleta, Jaqueiras, Pedra Branca e as ruínas de Queimados e permitirá um contato especial dos atletas e participantes com a natureza.

No local, haverá além de toda estrutura de prova, restaurante e música ao vivo para receber os atletas e visitantes, o evento contará com um parque infantil inflável, corrida infantil, caminhada ecológica, trail run, mountain bike enduro e maratona (XCM).

Um dos pilares do evento é a Preservação da Natureza e o cuidado genuíno com a área onde ocorrerá a mesma. Estão programadas ações em escolas da região, doação de materiais de combate a incêndio e plantio de mudas nativas da região juntamente com a ONG Amigos do Mestre Álvaro.

De acordo com a organização, os campeões das modalidades serão premiados com troféus, além de premiação especial para o 3 (três) melhores tempos do geral de cada modalidade. As inscrições para o Insanity Mountain podem ser feitas pelo site www.insanitymountain.com.br.

O Insanity conta com apoio da

APA (Área de Preservação Ambiental) do Mestre Álvaro;

ONG - Amigos do Mestre Álvaro;

Fesc - Federação Espírito Santense de Ciclismo;

PMS - Prefeitura Municipal de Serra.

Escolha seu desafio, nós o tornamos Insanity!

  • Caminhada Ecológica – 10km
  • Trail Run – 9km / 17km / 33km
  • Passeio Bike – 12Km
  • Bike XCM – 30km / 60Km
  • Bike Enduro – 5 especiais
  • Caminhada Guiada
  • Passeio Ciclístico

O Insanity Mountain será realizado nos dias 15 e 16 de julho de 2017, com proposta atrair ciclistas, corredores e aventureiros de diversas cidades e estados brasileiros. Procuramos nos espelharmos principais eventos do gênero, que criam um ambiente de aventura em locais de extrema beleza, valorizando características culturais, sociais e ambientais da região em questão. As trilhas cruzam trechos da mata atlântica e passam por reservas particulares que prometem garantir a verdadeira essência do mountain bike e trail run, adrenalina, aventura, superação e velocidade em meio às montanhas de Serra- ES.

O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo é uma formação rochosa de origem vulcânica com cerca de 833 metros de altitude no Estado do Espírito Santo. Está localizado no município da Serra, que faz parte da região metropolitana da Grande Vitória. Possui 3.470ha e uma variação altimétrica de 100 a 850 m. Situa-se entre as coordenadas de 20º 08´ 32 e 20º 11´ 28 S e 40º 07´ 42 e 40º 19´ 44 W.

Para esta edição inédita do evento, Mestre Álvaro esta sendo preparado para receber os atletas em dois dias de provas com garantias de experiências únicas para os participantes de todas as modalidades.

TRAIL RUN – No primeiro dia teremos as largadas do trail run, com percurso extremamente desafiador que mesclam single tracks, trilhas, pedras, raízes e trechos com rios e paisagens surreais. Percurso preparado de corredores para corredores estamos com 3 (três) distancias diferentes curta 9km (630m altimetria), média 17km (1400m altimetria) e longa 33km (2700m altimetria) e de uma Caminhada Ecológica até o topo guiados pela ONG Amigos do Mestre.

MOUNTAIN BIKE – Para as bikes percurso será diferenciado, veloz e altiplano, os atletas terão que colocar todo seus treinamentos a prova para executar aproximadamente 60Km (1100m metros altimetria) em menor tempo possível, demonstrando um verdadeiro show de pilotagem e velocidade. A categoria turismo com aproximadamente 30Km (480m altimetria) será a oportunidade das pessoas que estão iniciando neste mundo duas rodas participar de uma competição, versão reduzida do percurso principal, que contará com subidas e descidas, além dos trechos de single tracks em menor intensidade, além disso, teremos a categoria passeio com percurso de aproximadamente 12km (ida e volta) até as ruínas históricas de Queimados.

ENDURO MTB – será a segunda competição em terras capixabas, utilizará 2 dias de prova  está modalidade que possui uma ascensão exponencial no mercado aliada ao estado com muitos locais propícios a sua prática, não hesitamos em deixar de fora esta modalidade. A característica desta modalidade é que só marca o tempo das especiais (descidas) e a somatória de todas as descidas ganha quem fizer em menor tempo. Estão previstas entre 5 e 6 especiais cronometradas e mais de 2000 metros de declive e uma sistema de cronometragem eletrônico para gerar parciais e resultados em real time no QG sede do evento.

NOVIDADES – A novidade desta etapa fica por conta da caminhada e do passeio ciclístico para quem não quer competir. A caminhada guiada até o topo do Mestre Álvaro que será feita pelos guias da ONG Amigos do Mestre que esta dando total apoio ao evento, ajudando na montagem dos percursos e na sinalização do mesmo e o passeio ciclístico pelo sitio histórico da região de queimados. Estas atividades irão acontecer logo após as largadas das competições e terão total suporte e infraestrutura.

KIDS – Para o lazer das crianças e dos acompanhantes teremos, as competições kids com percursos diferentes para cada faixa etária, além de brinquedos infláveis como pula pula, cama elástica, tobogã inflável, e muito mais para as crianças brincarem o dia todo. Os pais podem adiquirir a pulseira junto ao valor de inscrição ou durante o evento.

Praça de alimentação, teremos os produtores locais vendendo alimentos e comidas típicas da região diretamente aos atletas e seus acompanhantes. Também contaremos com o restaurante recanto do Mestre Álvaro com todos os seus atrativos e sua deliciosa comida e infraestrutura.

Cultural – feira com produtos artesanais e apresentação de banda de musica, exposição fotográfica da etnografia dos moradores produzindo materiais de consumo e para venda, pessoas da comunidade e locais. Teremos os moradores expondo seus produtos e vendendo os mesmos.

Em resumo, esperamos e estamos trabalhando para fabricar ótimas lembranças e contamos com sua presença.

Cordial abraço.

#conquistesuaMontanha

Ryan Rangel
Diretor