APTR Videiras - Ultra Skyrunning
Valmir Lana Jr.
12 de abril de 2018

O Circuito Skyrunning é um estilo de corrida em montanha com algumas particularidades, como ganho de altimetria, porcentagem de inclinação, exposição, nível técnico entre outros pontos... não se trata de simplesmente Trail Run no amplo sentido da expressão, aqui no Brasil tudo é trail run, mesmo as provas de puro estradão são ditas Trail Run, com isso, temos o termo totalmente vulgarizado, vamos focar em skyrunning e mais especificamente em Videiras.

O vale das Videiras é um local onde temos um parque de diversões para quem curte estar em ambiente montanhoso, uma corrida Trail por lá é certeza de diversão e sofrimento (incrível como estas duas palavras andam juntas), em 2017 aconteceu uma etapa da APTR Vale das Videiras e foi muito criticada, muitos com razão, outros nem tanto e houveram muitos mimimis também. Mas isso já foi exaustivamente debatido, muitos ficaram de cara virada para outros, eu particularmente, busquei me inteirar dos ocorridos e sabia que haviam exageros e na mesma medida, erros.

Mas o que acontece de fato é que a APTR de Videiras não é para o público que gosta de correr no mato, em single tracks simples, subidas em estradões e descidas roladas... Videiras é PUNK, de verdade mesmo, a prova é dura, tem o clima instável e subidas e descidas insanas!

Se você é do tipo que gosta de correr em locais travados, difíceis e que vai te desafiar bastante, então aproveite a APTR de Videiras, pois lá é lugar para nego bruto, casca grossa e que tem experiência com o perrengue!

Outro ponto, não espere e nem deixe sua segurança por conta de organização de eventos, tenha em mente que na montanha, se algo der errado, o resgate demora, tente ser o máximo autossuficiente possível, cuide de você, leve o seu equipamento, seu kit de primeiros socorros, não se atenha ao Obrigatório estabelecido pela organização, faça o seu, pense no que pode dar errado e previna-se!

APTR Vale das Videiras é uma prova de perfil Skyrunning, se prepare para o pior e se divirta nas trilhas.

Lembrando que esta é a primeira prova Ultra do Circuito brasileiro Skyrunning e ainda dá tempo de se inscrever (acesse aqui).

As próximas também já estão marcadas, Ultramaratona dos Perdidos e Half Misión!

Bons treinos e nos vemos em Videiras!