Araçatuba Half Marathon
Emílio Sant'Ana
21 de fevereiro de 2018

Quando comecei no Trailrun, uma das coisas que fiz para compor minha imersão na modalidade foi assinar a revista Trailrunning Brasil; lá vi anúncios e matérias sobre as provas da TRC. A partir da inclusão da Insanity Mountain no Circuito Sky Running pude estabelecer contato direto com o Diretor da TRC, Ricardo Tourinho, e me propus a ajudar de alguma forma na montagem da prova e corrê-la. 

Chegando no Paraná quinta à tarde, na sede da TRC fui convidado a compor um quadro técnico de arbitragem da ISF Brasil e então minha missão mudou, mas apenas na natureza e não no modo!

Mas vamos à prova!

A Araçatuba Half Marathon dispõe para os atletas 3 distâncias: 5, 13 e 21k

Todas essas contam com apenas 400m em estrada de chão, sendo o restante trilhas e sempre no morro Araçatuba. Os percursos 13k e 21k sobem ao cume de 1.635m. É uma genuína experiência de montanha, onde ora se percorrem lajes de pedra não muito inclinadas que se intercalam com algumas escarpas não muito longas. Durante o percurso muito bem demarcado com fitas e placas, duplas de staffs estão em pontos críticos, orientando sempre com informações do percurso, e fazendo a segurança com presença e às vezes cordas à disposição.

A descida em campo de altitude é muito divertida e traz para a corrida descontração num terreno lamacento e escorregadio, mas perfeitamente corrível e competitivo. A última escarpa que se desce após a "Lapinha" é um trecho muito belo, que exige atenção mas recompensa pela experiência! Nos últimos 2km entre matas e quedas d'água e um alívio na inclinação, já se ouve o som da arena e as aclamações das chegadas. 

Na minha função de fotografar e perceber o funcionamento do percurso com os atletas em ação pude conversar com muitos staffs, fotógrafos e os atletas, a o clima de satisfação é realização foi absoluto, desde os atletas competidores aos recreacionais. 

Também bonito foi ver a juventude do sub-23 e Juvenil correndo firme na montanha atrás das vagas para o Mundial Sky Running; é uma nova perspectiva para nosso esporte!

O clima familiar e de festa, passa pelos churrascos e as resenhas, onde se fala de tudo e de todos (rs), várias amizades virtuais mudam para o plano real, e principalmente pode-se trocar experiências com grandes nomes do nosso esporte presentes e acessíveis. 

O Circuito SKY Running está aberto, e será uma grande oportunidade de crescimento para atletas e organizadores, o Trailrun nacional agradece!