Batalha dos titãs em torno de Mont-Blanc
Go On Outdoor
11 de setembro de 2017

Os céus acima do Mont-Range decidiram celebrar 15 anos de trilhas a sua própria maneira, ligando a mangueira ao longo das centenas de quilômetros de trilhas percorridas pelos concorrentes. Mistura de chuva, neve molhada, ventos de força de furacão, névoa nas elevações mais altas e lama, nada foi poupado para os vários mil corredores, incluindo alguns que passaram duas noites nas montanhas para suportar a abominável condição.

Para a diretora de eventos, Catherine Poletti, esta 15ª edição pareceu como um novo começo, "O tempo, as condições me lembraram a primeira edição em 2003, exceto que 15 anos depois estamos prontos e capazes de lidar com mau tempo, assim como os corredores hoje, que também estão muito bem preparados ".

A maioria daqueles que correram no TDS® desfrutava de um clima excelente, incluindo o sol de verão quente que brilhava intensamente.

Brilhante como os sorrisos nos rostos de Michel Lanne e Mimmi Kotka na linha de chegada, após sua explosão no fim da corrida, um ano depois, cada um ganhou o CCC®. O UTMB® é o próximo passo natural para o Francês e Sueca?

Algumas horas depois, o corredor suíço Marc Lauenstein e a espanhola Eli Gordón Rodríguez seguiram as trilhas enlamaçadas mas belas, ganhando a edição de 2017 do OCC depois de ter corrido 56km e 3500m de ganho vertical entre Orsières (SUI) e Chamonix.

Na noite de quinta-feira, o CCC® coroou dois corredores americanos promissores, o Hayden Hawks supersônico e Clare Gallagher.

No entanto, a principal atração do show - para a qual milhares de fãs e entusiastas viajaram para Chamonix e para as seções mais remotas do curso - ocorreria na noite de sexta-feira: para o UTMB® de 2017 os melhores corredores de trilha do mundo competiram uns contra os outros.

A corrida deste ano apresentou um incrivel e talentoso campo como nunca antes, incluindo um duelo altamente antecipado entre os dois principais corredores de trilhas do mundo, François D'Haene e Kilian Jornet. Adicione o efervescente americano Jim Walmsley à mistura, cujo estilo explosivo geralmente faz parte do pacote, e Xavier Thévenard, com sua abordagem meticulosamente científica para a corrida, e você tem uma das corridas mais rápidas na história do UTMB®, completada em apenas 19:01 pelo "grande" François D'Haene. Um nível de corrida nunca antes atingido em seus 15anos de história, com um resultado verdadeiramente desconhecido até os últimos quilômetros da corrida; apesar de um Esforço final hercúleo de Kilian Jornet para perseguir o francês, ele não conseguiu. Com 3 vitórias, François D'Haene junta-se a Jornet no Hall da fama da UTMB®.

A Catalunha ainda desfrutou de seu momento de glória graças a Nuria Picas, que finalmente ganhou o UTMB® depois de dois segundo lugar, termina o desapontamento freqüente em uma corrida que negou durante o Ultra-Trail World Tour (2014 e 2015). A atleta catalã subiu ao topo do pódio, mas ela não teria levado muito para que seu "sonho" se evaporasse a poucos quilômetros da linha de chegada. Depois de um ataque de asma durante a longa ascensão a La Flégère, Nuria viu a liderança confortável que construiu sobre a os primeiros 150 km da corrida se desmoronam (20 minutos antes da descida final para Chamonix).

Milagrosamente, nos últimos 8 quilômetros, ela conseguiu manter sua liderança por um fio. Nuria cruzou o portico em lágrimas, demonstrando seu empolgante compromisso e determinação para o último passo.

Andrea Huser, que estava a menos de três minutos de Picas, está satisfeita com outro segundo lugar, e só expressou um ligeiro arrependimento depois de cruzar a linha de chegada. "Na última descida, eu estava sonolenta. Não percebi que eu estava tão perto de Nuria. Eu acho que, se eu soubesse de antemão, eu teria Dado o meu tudo para alcançá-la para atravessar a linha de chegada de mãos dadas! "A verdadeira surpresa veio da Francesa Christelle Bard, que terminou em 3º lugar depois de passar uma excelente segunda metade da corrida.


Resultados

UTMB® 2017 - 166,9 km - 10,253m de ganho vertical
Homens

François D'HAENE (FRA) - 19:01:32
Kilian JORNET BURGADA (ESP) - 19:16:38
Tim TOLLEFSON (EUA) - 19:53:00
Mulheres
Núria PICAS (ESP) - 25:46:43
Andrea HUSER (SUI) - 25:49:18
Christelle BARD (FRA) - 26:39:03)

CCC® 2017-09-03
Homens
Hayden HAWKS (EUA) - 10:24:30
Marcin WIERC (POL) - 10:42:49
Ludovic POMMERET (FRA) - 10:50:47
Mulheres
Clare GALLAGHER (EUA) - 12:13:57
Maite MAIORA ELIZONDO (ESP) - 12:26:41
Laia CANES (ESP) - 12:47:39
Para obter os resultados completos, vá para: http://utmb.livetrail.net/